Perguntas Frequentes

FAQ – Jornalismo

As inscrições poderão ser realizadas de 04 de abril de 2016 a 05 de setembro de 2016.
As inscrições para o Prêmio Mobilidade Urbana, Categoria Jornalismo, são gratuitas e deverão, obrigatoriamente, ser realizadas por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, até 05 de setembro de 2016, no site www.premiomobilidadeurbana.com.br.
Mídias impressas: matéria/reportagem publicada em jornal ou revista, exclusivamente no formato PDF. Não serão aceitos anexos em outros formatos para inscrição nesta categoria. É obrigatório que o arquivo inclua toda a página onde a matéria está inserida. Não serão aceitos recortes ou envio do texto final antes da diagramação na página do veículo onde foi publicado.
Mídias Eletrônicas:
As matérias únicas ou séries veiculadas, nos seguintes formatos:
TV - formato “wmv”;
Rádio – formato “wma”;
Internet – informar o endereço virtual da matéria no campo determinado na ficha de inscrição. A matéria deverá, obrigatoriamente, estar acessível neste link permanente.
Os dados obrigatórios para preenchimento da ficha de inscrição são: nome completo, CPF, número e comprovante de registro profissional de Jornalista junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (anexar em formato digital as páginas de qualificação pessoal e profissional da CTPS), telefones fixo e celular, endereço, título da matéria ou série com uma breve descrição (no caso de série, a data principal será a primeira publicação, e deverão ser especificados os títulos e datas de publicação / veiculação de cada capítulo).
Não se esqueça de anexar os arquivos referentes ao trabalho que está sendo inscrito e a carta da chefia de redação ou reportagem atestando autoria da matéria ou série (modelo para download), bem como anexos ou links com os conteúdos dos trabalhos concorrentes para avaliação.
Na categoria Jornalismo, cada autor poderá participar de uma ou mais subcategorias, desde que sejam matérias diferentes. Nesse caso, o autor deverá inscrever cada matéria ou série separadamente, com inclusão de toda a documentação exigida no regulamento.
Sim. Também serão aceitos trabalhos que não versem sobre o Rio de Janeiro. No entanto, neste caso, o concorrente deverá demonstrar e justificar a aplicação do trabalho no Estado do Rio.
Na Categoria Jornalismo, só serão aceitas as matérias veiculadas no período de 1º de agosto de 2015 a 31 de agosto de 2016.
As inscrições serão efetivadas mediante uma mensagem de confirmação de inscrição enviada por e-mail, após a análise da pré-inscrição e do material enviado como anexo, quando aplicável.
O autor da matéria candidata ao Prêmio será informado sobre a causa que impediu sua inscrição e terá até o dia 05 de setembro de 2016 para resolver a pendência e enviá-la para o Comitê Organizador do PMU, pelo e-mail pmu@fetranspor.com.br e/ou pelo Correio, em envelope identificado da seguinte forma:
Fetranspor
Rua da Assembleia 10, 39º andar – Centro
Rio de Janeiro – RJ – CEP 20011-901
Ref.: Prêmio Mobilidade Urbana 2016 – Jornalismo
A/C: Departamento de Marketing e Comunicação
Não. Os trabalhos enviados não poderão ser alterados. Para solicitar a exclusão, o candidato deve enviar e-mail para pmu@fetranspor.com.br. Submissão de trabalhos em duplicidade, sem exclusão do primeiro envio e comunicação prévia obrigatória, poderão provocar a exclusão automática de ambos os envios.
Na categoria Jornalismo só podem participar jornalistas com registro profissional. No caso de pessoas físicas que não sejam jornalistas profissionais, pode ser feita a inscrição na categoria Educação e Cultura, subcategoria Produções Literárias ou Artísticas já tornadas públicas, no PMU 2017, que contemplará as cinco categorias realizadas bienalmente. A edição do próximo ano abrangerá trabalhos a partir de 1º de agosto de 2015 nas categorias não jornalísticas. As inscrições nesta categoria só estarão abertas em 2017, em data a ser divulgada.
Sim. Ao se inscrever no Prêmio Mobilidade Urbana – categoria Jornalismo, os candidatos autorizam automaticamente a Fetranspor a reproduzir as matérias concorrentes, no todo ou em partes, em qualquer meio ou forma, desde que citada a fonte, por tempo indeterminado.
A avaliação da Comissão Julgadora levará em consideração os seguintes critérios: 1) Adequação ao tema; 2) Relevância; 3) Qualidade; 4) Inovação; e 5) Contribuição à mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro.
A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) membros de notório reconhecimento da sociedade por contribuições na área de Comunicação Social / Jornalismo, sendo vedada a participação de representantes da Fetranspor. A divulgação da composição do corpo de jurados será realizada somente na solenidade de entrega da premiação.
Os três primeiros colocados em cada categoria/subcategoria serão agraciados com um troféu Mobilidade Urbana e com premiação em cheques de: 20 (vinte) mil reais, para primeiro colocado; 10 (dez) mil reais, para segundo colocado; e 5 (cinco) mil reais, para terceiro colocado de cada subcategoria.
A solenidade de premiação será realizada no Rio de Janeiro. O local e a data serão divulgados no site www.premiomobilidaderbana.com.br. Os concorrentes serão comunicados e receberão convite via e-mail. Os custos de deslocamento e hospedagem para participação na solenidade de premiação são de responsabilidade do candidato.
As dúvidas devem ser encaminhadas para o Comitê Organizador do Prêmio pelo e-mail pmu@fetranspor.com.br.
')